terça-feira, 5 de abril de 2011

VC sabe oque seu maxilar tem a ver com sua audição ?


A Palavra é Agnata, sim... Um grupo de peixes que hoje em dia é representado pelas Lampréias e Peixe bruxa.
O que chamamos de mandíbula e maxíla, foi a milhões de anos atrás formado pelos arcos branquiais dos agnatas, que por sua vez não possuiam essa estrutura rígida como conhecemos. São também denominados Ciclostomatas pelo formato de sua boca em forma de circulo . Os arcos branquiais são semelhantes aos cortes laterais existentes nos Tubarões e Arraias (Chondrythies), com essa semelhança  >>>>  ;  o primeiro arco branquial superior ou dorsal deu origem  a série maxilar, correspondente aos nossos dentes superiores, e o primeiro arco branquial inferior ou ventral deu origem a série mandibular, correspondente a parte inferior onde se apoia o queixo.  Denominamos esse conjunto de Esplancnocrânio. Todos os grupos de peixes cartilagenoso ou ósseo até aves terão as duas séries do Esplancnocrânio, fundidos ao crânio ou não, como é o caso do tubarão que é solta e sustentado pela cartilagem iomandibular.
No nosso caso Mamíferos em geral, um desses ossos do esplancnocrânio se diferenciou gerando nossa arcada dentária e aquela história lá de cima onde fala do arco branquial... pois é parece que o Universo conspira a nosso favor, olha como a coisa evoluiu: aquela primeira abertura do arco branquial se diferenciou tanto a ponto de formar no ser humano o ocículo chamado martelo e bigorna um dos menores ossos do nosso corpo que nos permite a captação dos sons que são interpretados pelo cérebro.
A evolução é algo realmente impressionante, imaginem que todo reino animalia, todos os animais até o 7 dia de desenvolvimento são exatamente iguais, daí em diante os respectivos genes vão formar e desenvolver cada característica. 

Fotos: Info Escola e Portal São Francisco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário